terça-feira, 26 de janeiro de 2010

pequeno discurso amoroso em tempos de quick communications

- Quantas vez é possível escrever VOCÊ ME AMA no twitter? - soltou, de chofre, Ana Luiza.
- Uma conta simples - explica, ainda aturdido, Eduardo. - conte quantos caracteres tem VOCE ME AMA e divida 140 por esse número. O resultado, sem contar o resto, é o número de vezes em que é possível escrever VOCÊ ME AMA no twitter.
- Mas tem que ser em caixa alta, para enjoar, sussurrou Ana, ajeitando, discretamente, a camisola que fugia de seu corpo em direção ao peito bem definido e firme de Edu...
- Você não acha que esta frase é preciosa demais para ser assim desperdiçada no cyber espaço?
- Não. Quanto mais eu afirmar que te amo, mais terei a certeza deste amor. É como uma tatuagem moderna, com a vantagem de que poderá ser apagada.
- Isso significa que vc não acredita em amor eterno.
- Vinícius já definiu a duração do amor como o infinito enquanto dure. Ou o amor acaba ou se transforma em outra coisa. Vale a pena continuar alimentando este mutante?
- Então, qual a vantagem de declarar este amor, que pode se desvanecer?
- É registrar que, um dia, ele existiu. E em nossos tempos, onde a memória se desvia no dia seguinte, para o leão que nos espera a ser morto, creio que é essencial. E se o amor se transformar em algo que não valha a pena, com uma tecla é simples apagá-lo.
- De um arquivo eletrônico. Mas, e do coração? Quando será que desenvolverão uma tecnologia que, como ocorreu em "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças", nos possibilitará selecionar as memórias que merecerão permanecer conosco?
- Eu prefiro apagar os meus twitteres a apagar o meu coração. Os registros de lá se transformam em doces lembranças. Porque as amargas, podemos recorrer a um terapeuta para lidar com elas.
- Vale a pena ter tantos registros? Vale a pena passar por tudo isso? Você não tem medo de, um dia, chegar em algum lugar e perguntar: "Valeu a pena"?
- Não há alternativa: se você teimar em proteger o teu coração das investidas das paixões, ele irá reclamar de algo pior. De um imensurável vazio, de uma sensação de que deveria ter arriscado mais, de que há um espaço que, por medo, nunca foi preenchido. E pode ter certeza que este vazio criará fantasmas, vozes, fantasias, loucuras que espancarão o pobre coração martirizado. Não, eu prefiro me jogar neste salto mortal em direção ao vazio, acreditando que o coração irá segurar as minhas mãos e me conduzirá ao porto seguro do afeto, que reside no alto de um trampolim. De lá, contemplarei, vitorioso, a plateia do circo da vida, de pé, me aplaudindo. E, terei certeza de que, eu mesmo, sentirei orgulho de mim, por ter tido pelo menos a coragem de me jogar ao vazio.
- Amor, são 4 horas da manhã. Daqui a pouco teremos que nos levantar em busca de nossos leões. Vamos dormir?
- Só se for agarrado a você.
- Antes que o sono chegue definitivamente: é possível escrever 12 vez EU AMO VOCÊ no twitter. E uma vez EUTE AMO, se comer um dos espaços

Nenhum comentário: