domingo, 24 de fevereiro de 2008

Estátuas de barro

Hoje, joguei-me no abismo da tristeza, onde as lavas incandescentes da amargura estavam lá, a me esperar... Não sei se estou escrevendo certo, os sentimentos não admitem recursos. São muito mandões, os sentimentos, mandam-me escrever agora! Depois eu vejo se lava se escreve desta forma.

Não! Não fugirei desta vez com pensamentos fugidios, quero mergulhar até o fundo nesta tristeza que me abate. Não uma tristeza depressiva, mas uma melancolia própria de um ser humano que tem alma, cérebro e coração. Vejo barro, barro e mais barro ao meu redor. Será o barro constituinte de nosso corpo? Aquele mesmo que serviu de material a Adão, que criou a costela que formou Eva? Que serviu de instrumento à cura do cego?

Pensava isso quando o refluxo me puxou à tona, me levando à superfície. Me levantei. O contato da incandescência com o gélido vento da vida provocou um endurecimento da lava. Meu molde ficou perfeito. Fiquei ali, parado, a observar, observar... tudo isto que me forma, tudo isto que condiz com a minha existência humilhante e exaltante.

Revoadas de beija-flores e pintassilgos tentavam me reanimar. Sim, talvez seja de barro e tristeza a formação da seiva que alimenta as flores, que os alimenta diretamente. Seu pequeno sopro, o instantâneo revoar de suas pequenas asas eram um refrigério ao coração. Esses movimentos me consolavam, me deixavam contentes. Eu tinha certeza de que, pelo menos as minhas lágrimas, a minha humanidade, estariam a salvo. A pior coisa que existe é uma tristeza que te imobiliza, que não te provoca nenhuma, nenhuma lágrima quente... Graças a Deus que era uma estátua de barro. Estátuas de sal afugentam os beija-flores e os pintassilgos!

Um comentário:

Kebra Nagast disse...

Havia um ditado durante a Segunda Guerra Mundial que dizia: "Não existem ateístas nas tocas das raposas". Quando os homens enfrentam a possibilidade de uma morte violenta e sabem que sua sobrevivência depende de algo que está além de sua capacidade de controlar, a vasta maioria clamará a um poder superior.