terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O desejo no cio

Sim, muitas vezes sou como uma pequena criança, que se deleita ao ver repetidas vezes o mesmo filme. Parece que meus olhos, meus sentidos, minha mente, meu coração recusam-se a finalizar determinado tema e eu preciso, novamente, voltar às fontes.

É o que ocorre com a atuação de Marlon Brandon em A Streetcar Named Desire (no Brasil, traduzido por Uma Rua Chamada Pecado, mas que particularmente prefiro nomear Um Bonde Chamado Desejo). É incrível como, simultaneamente, Brando transmite as carências afetivas de uma criança e o desejo saltado de um cão em pleno cio. O desejo em seu formato bruto que desnorteia a confusa Blanche du Bois e que deixa Stella sem alternativa. Ela tem que obedecer a esse chamado, tal como um zumbi. E, não! não a condenem! Ela é feliz neste Estado. Se não obedecer, a loucura tomará conta.

Nenhum comentário: