sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Tentações

Quando o mitológico Ulisses, protagonista da Odisséia de Homero, precisou passar por determinado trecho de sua viagem, ele foi obrigado a se amarrar ao mastro do barco e tapar os ouvidos para evitar ser atraído pelo canto de belas mulheres que causavam a desgraça dos marinheiros. No folclore indígena, é famosa a história da Iara, que arrasta para o fundo dos rios todos os homens, atraídos por seu mavioso canto.

O que ocorreria se esses homens não resistissem a essas tentações? Que outros mundos eles deixaram de conhecer ao se recusar, bravamente, a ceder aos cantos das sereias... será que o curso dahistória e da História seria alterado caso Ulisses desviasse de sua rota e passasse uma noite, uma vida ou várias gerações (neste ponto, a determinação temporal pouco importa). Que outros mundos as iaras indígenas queriam apresentar aos incautos que caíam em sua maviosa voz?

Em Sweeney Tood, o mais recente filme do diretor Tim Burton, um dos personagens cedeu a esse encanto, ao ver a bela filha do protagonista - presa tal qual um passarinho na gaiola - lamentar a sua dor. Só de haver sobrevivido à trama macabra e sanguinolenta (sorry, não resisto a contar o final de filmes) já é uma imensa recompensa à sua ousadia!

Nenhum comentário: